Últimos Posts
recent

Conceitos de aptidão física e saúde

Conceito de aptidão física: Qual quer movimento corporal que seja resultado da contração muscular voluntária que leva a um gasto energético acima dos valores de repouso.
Capacidade de realizar atividades físicas satisfatoriamente.
Série de atributos que as pessoas possui ou alcançam e que estão relacionada a habilidade para realizar atividade física
Conceito de saúde: A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Essa definição, até avançada para a época em que foi realizada, é, no momento, irreal, ultrapassada e unilateral.
Ter saúde significa uma condição de bem-estar que inclui não apenas o bom funcionamento do corpo, mas também o vivenciar uma sensação de bem-estar espiritual (ou psicológica) e social, entendido este ultimo – o bem-estar social – como uma boa qualidade nas relações que o individuo mantém com as outras pessoas e com o meio ambiente.
Saúde é a busca das condições dos bens aspecto e equilíbrio psicológico espiritual biológico e social
Promoção da saúde: Define-se promoção em saúde como uma combinação de apoios educacionais e ambientais que visam a atingir ações e condições de vida conducentes à saúde. Combinação refere-se à necessidade de mesclar os múltiplos determinantes da saúde (fatores genéticos, ambiente, serviços de saúde e estilo de vida) com múltiplas intervenções ou fontes de apoio.
Prevenção da Saúde: O termo 'prevenir' tem o significado de "preparar; chegar antes de; dispor de maneira que evite (dano, mal); impedir que se realize" (Ferreira, 1986). A prevenção em saúde "exige uma ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença" (Leavell & Clarck, 1976:17). As ações preventivas definem-se como intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações.
Educação em Saúde: Entende-se por educação em saúde quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde. A palavra combinação enfatiza a importância de combinar múltiplos determinantes do comportamento humano com múltiplas experiências de aprendizagem e de intervenções educativas.
Educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico, em seus diferentes níveis de atuação, e a comunidade, compreendida aqui como contendo populações-alvo que não se encontram normalmente nas três outras dimensões. Por constituir apenas uma parte de um conjunto de atividades, é óbvio tratar-se de uma atividade-meio.
Promoção da atividade física:
O Programa Nacional de Promoção da Atividade Física “Agita Brasil” é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa a incrementar o conhecimento da população sobre os benefícios da atividade física, chamando a atenção para a sua importância como fator predominante de proteção à saúde, no intuito de envolvê-la na prática de tais atividades.
A proposta do “Agita Brasil” é estimular a alteração dos hábitos de vida das pessoas com a incorporação da prática regular de, pelo menos, 30 minutos de atividade física, na maior parte dos dias da semana se possível, diariamente, de intensidade moderada, como estratégia para redução de risco de doença crônica não transmissível e para a qualidade de vida.
Referências
http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v31n3/2334.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v36n2/9222.pdf
http://143.107.23.168/siteteste/wp-content/uploads/AOconceito.pdf
GUISELINE, Mauro Aptidão Física, Saúde, Bem-Estar: Fundamentos Teóricos e Exercícios Práticos. São Paulo; Phorte, 2004.
Abraços a todos
Prof Raynner Barbalho
Raynner

Raynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.